Aho a Todos!
Somos parceiros de uma rede chamada AmoGaia – Associação dos Moradores de Gaia - grupo de ambientalistas A FAVOR do ar e da água não contaminadas, das florestas e dos seres que nela habitam, da sustentabilidade dos recursos naturais, da permanência dos moradores que nela vivem há milênios, terras essas que estão prestes a serem violentamente agredidas por um projeto faraônico, para atender a interesses políticos e corporativos, onde o Governo Brasileiro, utilizando recursos públicos será o grande mentor – Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, na Amazônia Brasileira.
Somos todos habitantes deste planeta, cidadãos conscientes e temos o direito e dever de escolher que País queremos legar para nossos descendentes.
Esta mega obra está sendo “vendida” para nosso povo como sendo a solução energética para o Brasil, quando sabemos que o impacto social e ambiental será tão devastador que nem os governos militares, desde 1980, ousaram tirar da gaveta.
Sabemos que através de alternativas muito mais econômicas, podemos conseguir gerar mais do que os megawatts que ela geraria - 4.670 Mw na média - com fator de capacidade de 40%, a mais baixa entre as usinas brasileiras.
Vejamos:
- Programa de redução de perdas do sistema elétrico atual de 15% para 6% (média mundial);
- Atualização e modernização das usinas com mais de 20 anos de funcionamento;
- Construção de PCHs - Pequenas Centrais Hidrelétricas - com menor impacto sócio-ambiental, seguindo a tendência mundial;
- Energia eólica e painéis solares fotovoltáicos;
- Bio energia, através do aproveitamento racional do bagaço de cana e resíduos da indústria de papel e celulose.
Segundo cálculos de vários especialistas independentes, estas medidas implementadas poderão gerar 24.000 milhões de Mw no prazo de 3 anos, a um custo 3 vezes menor do que os R$ 19 bilhões previstos para Belo Monte (analistas internacionais calculam em torno de R$ 25 bilhões).
Enfim, não acreditamos que uma obra que põe em risco ou afeta profundamente a vida de 26 milhões de brasileiros, muitos dos quais os primeiros - os povos indígenas - e destrói biomas importantíssimos, possa ser executada sem um planejamento integrado para explorar racionalmente o potencial energético da Pan Amazônia.
Somos A FAVOR da vida, do direito a facilitá-la e da cooperação entre os seres, de nos vermos como irmãos que somos, elos de uma corrente em prol de um futuro de comunhão e respeito entre as pessoas e o ambiente que os acolhe.
“NÓS NÃO TECEMOS A TEIA DA VIDA, SOMOS APENAS UM FIO DELA” – Cacique Seattle
Nenhum comentário:
Postar um comentário