Ainda, a FUNAI liberou a obra sem saber exatamente que impactos causaria sobre os índios e lideranças indígenas kayapó enviaram carta ao Presidente Lula na qual diziam que caso a obra fosse iniciada haveria guerra. Para culminar, em fevereiro de 2010, o Ministério do Meio Ambiente concedeu a licença ambiental, também sem esclarecer questões centrais em relação aos impactos socioambientais
Não apático a esse movimento vários ambientalistas e humanistas se comoveram com a causa das populações da bacia do Rio Xingu e surgiu o movimento XINGU VIVO PRA SEMPRE! (que vou deixar pro próximo post!)
Enfim! Escrevi isso tudo para puxar uma pergunta, será que vale a pena?
O Brasil deveria investir isso tudo nessa hidrelétrica? E as energias alternativas a qual o Brasil esbanja potencial? Esse dinheiro não poderia ser investido em subsídios para que, por exemplo, cada brasileiro conseguisse colocar um aquecedor solar?
O BRASIL PRECISA DE ENERGIA, É FATO! Mas não pode ser a qualquer custo! E nem precisa ser assim! E isso tudo não é inviável ou utópico, inviável e utópico é continuar no ritmo que está!
Tem gente que não gosta do Greenpeace née? Bem, eu gosto bastante! Primeiro pela visibilidade e pela coragem que eles têm! E segundo que o mundo precisa de pessoas radicais para frear esse sistema desenfreado. Além do que os recursos visuais que eles oferecem ajuda bastante nas ilustrações como vou fazer agora, segue aqui o vídeo feito em protesto dos ativistas contra Belo Monte de Merda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário